sábado, 14 de janeiro de 2012

5 Mangás Horror/Drama que valem a leitura.

No primeiro post real a gente sempre fica confuso em como começar e o que fazer, não é mesmo? x.x
Mas o que me inspirou a começar com este post foi quando eu olhei pro banner do blog, vi Shinichi, protagonista de Parasyte, e vi o quanto sentia saudade desse personagem, desse mangá.
Logo lembrei de vários mangás Horror/Drama que li e me marcaram e selecionei 5 pra dividir com vocês.(apesar de 2 serem puro Horror).
Eu acho que esses tem um impacto maior, causam tensão e te deixam agoniado pra saber o que vai acontecer no fim.
Eu sinceramente amo me sentir assim e espero que não seja só eu. xD
A seguir, a lista:

  • THE DRIFTING CLASSROOM
     

Conta a história de Sho Takamatsu, um aluno da sexta série um tanto infantil que de repente se vê obrigado a crescer quando algo estranho acontece em um dia que deveria ser como qualquer outro.
Após um forte tremor, sua escola e todos que estavam dentro são "teletransportados" pra uma espécie de deserto, sem nenhum sinal de civilização ou indício do que poderia ter ocorrido, apenas areia e um céu negro cheio de nuvens eternas que impedem de diferenciar o dia da noite.
Sho encara de frente o fato de que tem que amadurecer em suas reflexões, carregando o peso de ter discutido com sua mãe antes de ter saído de casa, carregando consigo a esperança que irá conseguir voltar pra casa e pedir desculpas.
Sem saber o que aconteceu, Sho deve se adequar às condições e se agarrar a sua fama de representante de turma para propagar a esperança entre os outros alunos e convence-los de que tudo vai dar certo no final, ao mesmo tempo que tenta descobrir o que aconteceu com sua escola.
A arte não agrada muitos, porém, não atrapalha. Na minha opinião, em alguns momentos, a arte é o ponto principal pra criar o clima de terror. A história começa num ritmo que pros menos acostumados é meio que confuso, porém, conforme vamos chegando ao ponto principal, que é o tremor e o desaparecimento do colégio, você começa a ver quem são os personagens principais ao mesmo tempo que a história vai prosseguindo de maneira coerente. Não tem como ficar perdido na leitura, o que torna o mangá agradável.
Os personagens são bem interessantes e o fato dos protagonistas serem crianças da sexta série é um dos pontos que torna a narrativa do mangá diferente e polêmica, apesar de as vezes fugir incrivelmente da realidade.
Mas vamos concordar que se trata de crianças asiáticas, logo, elas tem super poderes, não se espante se elas pensarem em soluções que nem você tenha pensado, muito menos fazer coisas que vocês nunca fariam. XDD

Conforme a trama vai se desenrolando, vai surgindo vários pontos extremamente confusos, mas que felizmente(diferente de LOST), são todos especificados ao final da trama. Eu recomendo a todos darem uma chance a essa mangá por causa da mensagem que ele traz ao final de tudo, pelo se jeito diferente e real de narrar o que aconteceria com crianças diante dos perigos descritos. É interessante ver as situações e sentir tensão pela vida de cada um dos personagens que assim como toda criança longe de casa, só querem encontrar seus pais.

Clique aqui para ler agora

(Somente em Inglês)

  • GYO

Um dos mangás mais perturbadores que já li junto com Uzumaki. Ambos são do mesmo autor(Junji Ito), logo tá explicado a trama e o jeitinho perturbador de ambos. Mas cada coisa no seu tempo, vamos falar de Gyo.
Gyo é um mangá curto(apenas 2 volumes), e ao mesmo tempo, direto.
Você já começa a leitura com o terror se desenvolvendo na terceira página.
E apesar de ser uma leitura rápida, é mais completa que muitos outros mangás com vários volumes. É uma história confusa, caótica e agoniante como todas as histórias de Junji Ito.
Gyo narra a desventura de Tadashi e sua namorada Kaori. Tadashi e Kaori foram passas suas férias na beira do mar, na casa do tio de Tadashi. Visando também também praticar Scuba Diving.
Durante um de seus mergulho, Tadashi vê algo incrivelmente rápido passando por ele.

De volta a superficie, ele encontra sua namorada mal humorada, reclamando de um cheiro forte o qual estaria deixando ela mal.
Tendo em conta que o nariz de Kaori é sensível, ele a leva de volta pra casa onde estão hospedados. Kaori continua incomodada com o cheiro, que Tadashi afirma já não estar presente no ambiente, o que Kaori retruca sendo ignorante com Tadashi causando uma briga entre o casal, fazendo com que Kaori se retire do local e logo seja atacada por uma criatura: Um peixe com pernas que se move em uma velocidade incrível e que é a real origem do cheiro. Tadashi tenta de todas as formas mas não consegue matá-la.
E quando não muito tempo depois, várias outras criaturas marinhas começam a surgir com a mesma "mutação" a história se desenrola de uma maneira inimaginável seguindo o raciocínio de "Sempre pode ficar pior".


Clique aqui para ler agora
(Em português)


  • UZUMAKI

Outra obra de Junji Ito, o Stephen King dos mangás. É um dos mangás mais estonteantes, confusos, bizarros que eu já li. Mostra a história de Kirie, uma menina normal que vive em um vilarejo que de repente começa a ser dominado por um padrão geométrico, a espiral. Aos poucos, os habitantes vão se obcecando por espirais, e tudo que tenha espirais, a ponto de se tornarem violentos e para ter em sua posse mais e mais espirais. E aos poucos a obsessão vai tomando padrões bizarros a ponto de fazer com que os moradores quebrem seus próprios ossos e se distorçam até formarem uma espiral em si. E quando o surreal e o inimaginável começa a tomar forma, os últimos habitantes do vilerejo que ainda mantem sua sanidade se veem obrigados a mudar de acordo com a maldição e as novas condições do vilarejo que aos poucos é engolido pela maldição da espiral completamente. É um daqueles mangás que é difícil explicar com palavras. Vale a leitura, vale prestar a atenção em cada detalhe, principalmente na complexidade dos personagens e no como eles são obrigados a ir além do que é considerado "normal", pra se manterem ligados a sua sanidade mental.

Clique aqui para ler
(Somente em Inglês)


  • Battle Royale

Creio que muitos conhecem Battle Royale. Já viram vendendo ou já tiveram um amigo(com bom gosto xD) incentivando a ler. Battle Royale se passa num futuro não tão distante no Japão onde há um jogo de vida e morte chamado "O Programa", criado pra demonstrar o poder total do governo sobre todos e também como diversão em forma de reality show transmitido na TV onde uma turma de estudantes do ensino médio é escolhida aleatoriamente pra participar. O esquema do programa é a base pro desenrolar da história: Os alunos são levados à uma ilha deserta com câmeras por todos os lados, onde recebem uma bolsa com uma arma aleatória, comida e itens críticos e devem partir do ponto central com um objetivo: Eliminar todos os seus colegas de classe e ser o único aluno vivo, ganhando assim o direito de sair da ilha e retornar sua vida e terminar o colégio.
Caso os alunos se recusem matar seus amigos, é dado um período de 24 horas. Se em 24 horas não houver nenhuma morte, todos os alunos morrem. Pra garantir o controle dos alunos para que eles não fujam, antes de serem colocados pra "jogar", os alunos são postos pra dormir com um gás a caminho da ilha e enquanto isso, é colocada uma coleira em cada um deles que se detona assim que detecta que o aluno não está seguindo as regras do jogo. Conhecemos a história do órfão Shuuya e seu melhor amigo
Yoshitoki, que durante uma viagem de turma, descobrem que na verdade sua turma havia sido selecionada para o programa. Dada as regras, após ver seus melhores amigos morrerem, Shuuya se vê determinado de alguma forma chegar ao fim do Programa sem que seja preciso jogar. Um Mangá é marcante, bonito ao mesmo tempo que forte e real.

Clique aqui para ler em Português
Clique aqui para ler em Inglês



  • PARASYTE
E deixamos por ultimo a inspiração para o post. Parasyte tem uma história e narrativa incrível!
Não é completamente Horror como Gyo e Uzumaki, mas não deixa de ser envolvente, tocante e te dá uma sensação incrível de pânico com medo ao se imaginar no lugar do jovem Shinichi, um garoto normal que vive com seus pais, estudante do Ensino Médio, sem nada de especial. Mas em uma noite, sua vida muda pra sempre quando durante uma invasão de alienígenas em forma de vermes que começam a possuir centenas de humanos (a partir de suas vias nasais ou auditivas para ter acesso ao cérebro e controlar completamente o humano, fazendo com que ocorra uma mutação interna e o alien tenha total controle do corpo humano, como se fosse uma "armadura"), ao tentar invadir o cérebro de Shinichi enquanto ele dormia, um parasita acaba sendo impedido pois o garoto estava usando fones de ouvido durante o sono, e numa manobra desesperada, o parasita toma controle 
acidentalmente da mão direita de Shinichi, fazendo com que ambos coexistam no mesmo corpo mantendo seu próprio intelecto(diferente de outros parasitas que eliminam a existência do antigo dono do corpo).
Shinichi começa a ter que lidar com o fato de que sua mão direita foi "tomada" por um dos invasores e o terror começa quando começam a surgir casos de pessoas desaparecendo nas redondezas, e é revelado que os invasores estão se alimentando dos humanos ao mesmo tempo que rapidamente aprendem sobre os seres humanos e como funciona sua mente.
Inesperadamente, Shinichi tem o auxílio da parasita que tomou sua mão direita(Mais tarde apelidado de Migi, que significa "direita" em japonês), que o defende de outros parasitas, não pela vontade de ajudar, mas pelo simples fato de que se Shinichi morrer Migi também irá morrer, sendo dependente da vida do garoto, assim obrigando os dois a trabalhem em equipe para lidar com a invasão, a carnificina e a ascendência dos parasitas a cada dia que passa.
De uma maneira incrível, Parasyte apresenta personagens marcantes, um desenvolvimento e amadurecimento incrível tanto dos personagens quanto dos parasitas que rapidamente entendem o funcionamento do mundo em que foram "despejados", claro, deixando claro de que apesar de tudo, continua sendo uma história de terror com carnificina, morte e pânico que certamente te deixará de olhos arregalados com vários acontecimentos e com a maneira que a história se desenrola, que também conta com drama e um toque de humor.
Foi uma experiência incrível pra mim acompanhar esse mangá e peço que deem uma chance a Parasyte e passe ao próximo! :)

Clique aqui para ler agora
(Somente em Inglês)







Comentário Pessoal:

Eu tenho preferência por Horror/Drama, aquele clima forte mas com um certo desenvolvimento na personalidade dos personagens e sua relação com aqueles a sua volta, principalmente diante de alguma crise. Sempre acabo me colocando no lugar, o que torna a leitura mais intrigante. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário