quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FPS considerados bons para Multiplayer e minha crítica sobre eles. [Parte 1]


"Ow, ow ow! Tira essa Lambda daí que vocês são muleques!!" 

Olá!
Esses dias eu tava dando uma outra olhada nos FPS que eu jogava antes e também tava a procura de um FPS legal pois estava com saudade de algum. Quando a gente pensa nisso, como não lembrar dos tempos de 2006/2007 que Counter Strike era lenda nas Lan Houses?
Você se reunia com seus amigos, ia pra Lan House e todos jogavam juntos na mesmo time contra os outros, ocorria os desentendimentos, os famosos X1, X3, X-Picanha. Era bem divertido.
Como incluído no meu recém comprado Valve Complete Pack tem praticamente todos os CS incluído, fui matar a saudade do famoso 1.6, que vi que era o mais jogado até hoje por vários BRs. Menos pela Luiza, que está no Canadá.

 

Sinceramente não sou um cara ruim em FPS, na verdade sou consideravelmente bom, em muitos. Não demoro pra pegar o jeito e só saber como funciona o esquema de mira e da movimentação e logo estou fazendo ao menos algum estrago independente de ser em joystick(Bons exemplos como Black, Time Splitters, Medal of Honor, Calofidãti) como no mouse/keyboard. Porém, um jogo que não consigo mais entender como funciona é Counter Strike. Fazendo anos que não jogo, e passando a ser acostumado com outros FPS mais atuais, eu claro que comecei do zero nas habilidades, completamente noob, morrendo atoa. Mas claro, normal. Ou pelo menos seria normal se você tivesse alguma brecha pra erros. Se você é como eu, e quando a moda do CS esfriou você parou de jogar, uma dica: Não tente voltar a jogar.




Já na minha primeira hora de jogo, reparei em muitas coisas que não reparava naqueles tempos. O sistema do Counter Strike 1.6 é atrativo, porém, bem falho e insuficiente em vários pontos.
O que muitos dos que jogam desde aquela época da moda CS nem reparam por estar bem acostumados ao jogo, é que a mira é completamente desfuncional, infiel e nada mais é que uma coisinha na tela pra você ter uma noçãozinha de onde você está apontando. "Nada a ver, Axelz, varo milhões de cabeça com o auxilio da mira!". Certo, mas você reparou que em qualquer jogo lançado desde a primeira versão do Source Engine pra cá, se você mirar na cabeça do adversário, o tiro REALMENTE vai pra cabeça do adversário?
Pois é, com CS isso não ocorre. Só se você tiver colado no seu nobre inimigo, o que nunca ocorre em nenhum tipo de FPS(a não ser que você se aproxime sem o inimigo perceber, claro).
Há na verdade um esquema na mira pra você conseguir acertar os inimigos, com algumas armas você tem que mirar no pescoço, outras você mira no ombro, algumas você mira no pé e tchau cabeça. O caso é, alguém que não joga há pelo menos 1 ano nunca vai entender o funcionamento real de todas as armas(claro, excluindo a AW que não tem nenhuma complexidade.) e se você não entender o esquema da sua arma pra aplicá-lo no seu gameplay como se fosse algo tão simples pra você quanto piscar, você já não vai ter muito lugar no jogo.



"Aposto que ele ainda errou."

E então, entramos em outra questão: Tenha em mente que definitivamente você não vai ter tempo nem chance de aprender o esquema das armas pra ser considerado um jogador de verdade e liderar frags nos servers.
Vamos imaginar que você é iniciante ou só jogava lá em 2007 e vai matar a saudades, comprou CS no Steam, vai ter acesso a praticamente 1 milhão de servers, e o steam já coloca você na primeira pagina com vários servidores BRs. Alias, os BRs dominam os servers de CS 1.6. Logo, você se empolga. Você clica em um server com vaga, baixa o necessário e entra no jogo. Se não levar um kick quase instantâneo(sendo vários os motivos pra isso, todos incrivelmente idiotas como não ser conhecido do grupo que ta jogando, por não ter um nick de alguém que frequenta o server normalmente, ping(!) ou por não ter tag de clan ou algo assim), você entra no jogo mas acaba por ser morto rapidamente. Pois claro, os outros tem muito mais habilidade que você pelo tempo que jogam, pelo costume com o jogo. E em alguns casos, quando você entra no servidor, você recebe só a quantia inicial de dinheiro($800) só dando pra comprar alguma arma Low-Tier. E os outros já tão com arma comprada, carregada e com colete e granada. Tudo aponta ser normal sua primeira morte, mas agora começa as chatices.
Em alguns servers você leva kick se morrer no primeiro round sem ter matado pelo menos um do time adversário(o número varia), o que não minha opinião, é incrivelmente desnecessário pro povo que nunca jogou Counter Strike e quer começar, visando que logo de cara começando o jogo, você é obrigado a conseguir matar na pistola e sem colete pelo menos um jogador mais habilidoso que você, que já tá com arma Third-Tier e colete comprado se quiser permanecer no server.
E as vezes quando notam que você morreu três ou quatro vezes e não matou ninguém, você dá adeus a sala. Alguns até colocam na plaquinha de aviso do porque que você levou kick como: "Sem iniciantes". Caloroso não?
Vai por mim eu tive que me matar pra conseguir voltar a pegar o jeito e me adaptar a essas regrinhas de gerico sem levar kick.



Claro, que não tem só servers ruins. Há também servers bem amigáveis que te aceitam de boa, os jogadores são bem habilidosos entendem do jogo. Já até tentei jogar com alguns amigos em servers assim pra matar a saudade. Porém, há "falhas" na mecânicas do jogo que não deixa os iniciantes ou os que tão voltando ao se sentirem a vontade pra errar que é a questão da rapidez das mortes, ou insuficiência na resistência. Dando um exemplo: COD: Modern Warfare 3 no multiplayer, você encontrar o inimigo, você corre pra cima, atira, mira, se esconde, carrega, dá a volta, surpreende, joga granada. Você tem um tempo pra errar ou tentar resistir a morte, usar o cérebro e pelo menos consegui matar "noobmente" o seu inimigo. Independe de estar iniciando agora ou não, você tem uma chance de cometer seus erros e aprender a sincronizar sua maneira de agir em FPS com a do jogo que você joga, independente de qual FPS seja. No CS, você encontrar o inimigo, se você não acertar a cabeça dele em menos de 1 segundo ou 2 no máximo ele acerta a sua e o jogo roda em cima desse esquema faroeste. Cadê o combate? Aquela construção de tática inicial que te ajuda a saber como o jogo funciona e que na minha opinião, é o que caracteriza um FPS?
E nem adianta treinar com bots, pois quando você chega na coisa real, não tem nada a ver. Sei disso desde meus tempos de Lan House em 2007. xD
Resumindo, "Counter Strike" deveria se chamar "Headshot: The Game", pois basicamente o jogo só gira em torno dar Headshot e não em "trocar tiro", pois dificilmente você vê uma morte por troca de tiro normal ou por via de alguma tática(Como era o que eu via nos tempos antigos e buscava tirar a saudade agora). Tanto que você nunca vê alguém jogando por opção com outra arma sem ser as famosas "AK, Colt e AW" que são as que tem o esquema mais fácil de dar Headshot. Tudo é Headshot e novatos que chegam achando que mirar na cabeça é o suficiente pra dar Headshot e entrar no jogo... a saída é a direita.


Concluindo, não fiz esse texto pra fazer má fama de Counter Strike, pelo contrário, quis fazer uma crítica a ausência dos elementos que um FPS deve ter nesse FPS que guarda boas lembranças de todos nós.
Há servidores de treinamento pra iniciantes, mas fica só no nome pois não custa muito até um carinha habilidoso entrar só de sacanagem pra lavar o chão com os pobres coitados que caem na armadilha. Não é um ambiente legal e atrativo pra quem não tem ou já perdeu aquela experiência toda, e jogar com bots como disse acima, não é a mesma coisa muito menos ajuda em treinamento. Logo, Counter Strike é um ótimo jogo, mas somente pra quem vem trazendo aquela experiência de anos atrás até hoje e continua sabendo como manter um bom frag. Eu prefiro tática e troca de tiro, FPS pra mim é isso, mas pra quem curte um jogo esquemático em cima de rapidez do faroeste, CS atualmente é esse jogo.
Enfim, a idéia inicial era falar também de Combat Arms, mas acaba o post ficou muito grande. Então, conto com todos vocês aqui pra Parte 2. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário