sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FPS considerados bons para Multiplayer e minha crítica sobre eles. [Parte 2]

Uh, huh!
Provavelmente você conhece esse, todos conhecem esse. Combat Arms, um FPS onlines mais famosos, seus amigos vivem falando de Combat Arms, sempre tem um amigo do grupo que ama Combat Arms. As cocota tudo curte Combat Arms!
Certo, e venho a admitir, Combat Arms realmente é muito bom. E claro que ganhou um bom público como quase todos os jogos da Level Up. E nem todo mundo consegue jogar Counter Strike online, partindo pro popularmente chamado de CA pra ter uma partida com os amigos. Alias, CA é um ótimo jogo pra você marcar com os amigos, criar uma sala colocar a senha mais difícil da cidade pois ai sim, você irá se divertir.



Ah, você deve estar se perguntando o porque da senha? Na verdade, eu sei que você não estava se perguntando isso, foi só um pretexto pra eu entrar no assunto. Alias, se você joga CA, ou ao menos tentou, ou já viu seu amigo jogar, você sabe que eu estou pra falar isso desde o inicio do post. Safadão.
Ok, vamos direto ao assunto: HACKS, vos digo, HACKS E MAIS HACKS!!
O jogo foi morto. O que poderia ser uma experiência Multiplayer incrível foi transformada em algo incrivelmente frustrante e sem nome. Só é possível se divertir no jogo tendo amigos com quem jogar todos os dias, o suficiente pra encher uma sala se quiser a experiência completa. Algo que é bem difícil, tornando a coisa novamente frustrante. O caso é o seguinte, todo o tipo de Hacks, e eles são de extremo fácil acesso, bastando só uma pesquisa no Google. Sendo um jogo com um esquema evolutivo, pra alguns Hacks são de extrema necessidade pra poder ganhar um nível patente alto, tendo acesso a melhores armas e tendo uma ficha de status com estatísticas boas, e até pra completar facilmente missões ganhando recompensas. Os hacks vão da possibilidade de voar e atravessar paredes até um hack incrivelmente irritante que também é o mais usado, não sei como chamá-lo,  mas descrevendo, o adversário começa atirar no chão, e nisso ele acerta a cabeça de todos do seu time, instantaneamente, sem chance coerente de revidar sem ser dando kick.


Mas antes isso adiantasse alguma coisa, o elemento é livre pra entrar na sala de novo a hora que quiser, sendo que até pra dar kick é uma coisa frustrante, é feita uma votação pra ver se o kick é aprovado pela galera que estar jogando. E muita vezes o time que o cara está indiretamente auxiliando e levando a vitória(visando somente benefício próprio, claro), as vezes curte a vitória fácil, pois claro, ganharam experiência e patente, e logo eles votam contra a expulsão do Hacker, fazendo muita vezes que ele permaneça no jogo e o time dele ganhe. E se você tiver feito bons resultados honestamente, tudo que vai lhe restar vai ser um print se você lembrar de tirar. Jogadores conhecidos como Elite têm prioridades como moderadores da sala e podem expulsar o filho da mãe da sala em segundos, funcionando como um equivalente a Dungeon Master. Mas lembram da famosa frase de Ben Parker? "Com grande poder vem grande responsabilidade"? Então, a grande maioria dos Elites nunca ouviram falar dela.


"Oh yeah! Tiro na noz!... Perai-"

Eles, por sua vez, usam sua habilidade de kick livre e de total controle da sala para benefício próprio. Como por exemplo dar kick em um jogador que ele julga estar atrasando o time, ou em algum jogador do outro time que claramente é melhor que ele no jogo, ou até mesmo um iniciante acaba por dar a sorte de conseguir matá-lo mais de uma vez seguida. Juro que não sei quais são piores, Elites ou hackers. Mas uma coisa é certa, os dois são os motivos de um jogo com uma mecânica tão inteligente e um sistema evolutivo tão atraente ser conhecido como um jogo ruim.



Os níveis são definidos como patentes, a sua patente determina que tipo de arma, armadura, camuflagem, granada e vários outros itens você pode usar. Liderar a sala, ter um bom frag e ajudar sua equipe a ganhar o jogo lhe dão experiência que te ajuda a subir de patente. Há também um sistema de melhorar suas armas, adicionando equipamentos, mira, supressor e etc. Há outros personagens além dos padrões, que só podem ser adquiridos por via de dinheiro real, assim como armas e equipamentos especiais. Mas pra que tudo isso com vários hacks a sua disposição, não é mesmo?
O estilo do jogo é um shooter normal, seguindo os mesmos controles básicos e a mecânica de peso de armas, que influência na sua velocidade, nada de novo nesse ponto, deixando que seus equipamentos determinem as diferenças sua velocidade, sua energia em alguns casos e facilidade de se esconder e oferecer dano, o resto é de suas habilidades.
Tem uma interface fácil de mexer e bem "simpática" tem pessoas de bem e que só querem jogar de acordo com as regras, pena que os Hackers são a maioria e não exagero. Você dificilmente conseguirá terminar o jogo sem que algum Hacker atrapalhe um pouco, se conseguir, conte a seus amigos eles iram lhe invejar.
O povo que continua a jogar até hoje realmente é somente devido ao sistema de evolução "viciante". Você visa sempre ser o melhor, pegar novas armas, conseguir mais dinheiro pra aprimorar tudo, mas isso tudo não adianta nada quando surge um Hacker e acaba com o jogo ou um Elite e te kick por pura dor de cotovelo.
Se podem escutar meu conselho, vos digo, fiquem longe de Combat Arms. Foi frustrante pra mim, e vai ser frustrante pra você.
E enfim, concluo aqui a lista de FPS considerados bons para multiplayer e que na minha opinião.. não são tão bons assim. Se houver uma, até a parte 3! xD

2 comentários:

  1. Eu jogava o CA a anos atrás(e era conhecido pelo uso de granadas) e começaram os HACKS...e HACKS...e ACKs... e simplesmente nenhum servidor aceitava mais japoneses na época.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, Avalanche. Já eu ouvia falar antes mas nunca mostrei interesse, quando vi que um grupo maior de amigos meus estavam fazendo a maior boa fama do jogo, falando do quanto era incrível eu resolvi dar uma tentativa. E foi pra nunca mais. x_x'
    Já no primeiro jogo você já da de cara com HACKS, HACKS E MAIS HACKS!!!

    ResponderExcluir