segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LIMBO, o lado sombrio dos jogos Indie!

Limbo Box Art.jpg

Olá!
Se você tá por dentro da onda dos games Indie atuais, provavelmente você o conhece LIMBO. É, o jogo do moleque no escuro. xD
Se não, vai conhecer agora esse lindo e sombrio jogo, disponível pra todas as plataformas da ultima geração(PC, MAC, X360, PS3).
Seguindo alguns traços de clássicos da era 16-bit como Out of This World(Another World), Heart of the Alien, Prince of Persia, Flashback; LIMBO revive o clássico estilo Puzzle-Platformer com maestria, girando em torno de uma premissa simples, uma arte de jogo imensamente linda e atraente, que promete te dar alguns sustos, provando que não precisa ter gráficos ultima geração pra te fazer sentir medo em frente ao seu PC/Console.

"Weeeee!"

O enredo do jogo é descrito em uma frase "Um garoto em busca de sua irmã.. vai ao LIMBO"... Não, sério, é só isso.
Mas confie em mim, amigo, é tudo que precisa saber. O jogo é separado em capitulos, caracterizado pela diferença nos ambientes e nos puzzles. Os puzzles vão ficando cada vez mais difíceis, então vá preparado pra arrancar os cabelos de raiva em alguns. Você vai precisar pensar bem no jogo, vários acontecimentos e cenas ocorrem durante o gameplay normal, as vezes fazendo com que você tenha que interagir durante as cenas, algo bem divertido. O jogo é repleto de detalhes, preste a atenção em tudo e não tenha medo de deixar sua imaginação fluir durante o jogo, garanto que vai se divertir bem mais assim.
Sempre tive gosto por coisas profundas, que exigem que você pense, histórias que pedem que você faça uma reflexão, use o cérebro, enxergue além do que foi colocado em sua frente, e LIMBO atende esse pedido com perfeição. Sendo um jogo cheio de mistérios, onde você toma o controle de um garoto sem nome que passa por vários lugares destruídos e abandonados, numa escuridão eterna tendo em mente o objetivo principal, que é achar sua irmã, carregando com ele apenas uma arma: sua inteligência(Não a dele, a sua, porque cê sabe.. você que vai tomar o papel do garoto e ele não vai a local nenhum se você não controlá-lo).


"Oh fuck, oh fuck, oh fuck!"




"A gente avisa ao menino desses espinhos ai embaixo? Parece que ele ainda não viu..." "Nah, ele vai descobrir mais cedo ou mais tarde"

A Jogabilidade é bem simples, lembra bem os puzzle-platformers antigos, mas claro, menos complexo. Basicamente você tem os controles normais como correr, pular, agarrar em coisas, se debruçar em brechas e um botão de ação para interagir com o ambiente e com alavancas e etc. Você deve usar todos os comandos para evitar acidentes com o pobre menino. Os inimigos do jogo não perdoam o fato de se tratar apenas de um menininho, você vai ver muitas vezes o pobre protagonista sendo decapitado, perfurado, rasgado ao meio, quebrando ossos. Um pouco de fisica é aplicada ao jogo de forma coerente, mas não rigorosa, como por exemplo, o protagonista irá quebrar a perna se você pular de um lugar que ficaria claro que nenhuma criança aguentaria pular, ou se for atirada muito longe e acabar por cair de cabeça no chão, portanto, fique ligado na posição em que você for aterrissar, ou se a pancada vai ser grave demais para evitar muitas frustrações, pois vamos concordar que é algo bem normal nesse jogo. Não há nenhuma complicação, é um jogo simples, o resto depende dos olhos que você o enxergar.


"Algo me diz que esse não é o caminho certo..."

Os controles são meios travados e lentos, atrapalhando bastante naqueles momentos onde você deve pensar e agir rápido. O jogo é consideravelmente curto, e esteja avisado que você não terá muitas respostas ao final. Há diversas teorias sobre tudo, algumas fazem todo sentido e são agradáveis de ler, fazem você enxergar o quanto a história do jogo todo pode ter se passado pelos seus olhos e você não percebeu.
E agora que você leu até aqui, você deve estar se perguntando o que é "Limbo" não é mesmo?(Não.)
Limbo é como se fosse um nada, um vazio. Na crença cristã, Limbo é o lugar pra onde as crianças que não foram batizadas vão após sua morte, pois por não terem sido batizadas, não terão acesso ao céu, e por não serem espíritos malignos, não vão pro inferno. Logo elas vão parar no Limbo. Um vazio onde a alma das crianças se reúnem, sem ter pra onde ir. Algumas crenças descrevem Limbo como aquilo que conhecemos como purgatório. Outras descrevem o Limbo como o lugar onde toda matéria, forma, pessoa, qualquer coisa que foi destruída ou perdeu sua forma no mundo material vai parar. Formando um mundo onde é "despejado" tudo aquilo que não existe mais, seja uma vida, seja um local, um mundo, um todo. Assustador não é mesmo?
Mas depende de você jogar e interpretar de qual Limbo o jogo se refere.


 

Se interessou?
Baixe o Demo do jogo disponível no Baixaki e sinta o gostinho de estar perdido no Limbo, e se gostar, ajude os desenvolvedores do game comprando o jogo direto no site oficial, ou se tiver uma conta no Steam, pode comprar direto por lá(Com direito a Achievements).

Segue o Gameplay do jogo e até a próxima. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário